Economia de Energia Limpa
- Pellini
- 10 de set. de 2016
- 2 min de leitura

A tarifa de energia elétrica para empresas não para de subir no Brasil. Em 2014, o aumento médio foi de 5% em relação a 2013 — e vem mais por aí.
Em 2015, o preço do megawatt-hora subiu pelo menos 12%, segundo projeções da Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia. Até 2020, o acréscimo deve ser de pelo menos 9% ao ano.
Um dos principais motivos é a falta de chuvas nas áreas próximas aos reservatórios de usinas hidrelétricas em regiões como Sudeste e Centro-Oeste. Por causa disso, as termelétricas — que fornecem energia até seis vezes mais cara do que as hidrelétricas — aumentaram a produção nos últimos dois anos.
Dentro deste cenário, encontrar maneiras de consumir menos energia deveria estar entre as prioridades de um empreendedor.
Algumas exigem investimentos altos, que demoram a se pagar, outras dependem de ações simples e de baixo custo.
Segue abaixo, algumas idéias:
Empresa de cara nova: Readequação do espaço físico para dar conta do aumento do fluxo de clientes e acomodar os novos funcionários. Mudanças desse tipo são oportunidades para que se coloque em prática algumas ações que ajudam a economizar energia.
Iluminação inteligente: Pintar o escritório com cores claras e diminuir o número de divisórias que dificultam a difusão da luz são exemplos de mudanças que surtem efeito imediato. Isso acontece porque, num escritório, a iluminação é responsável por cerca de 60% do consumo de energia. Verificar a disposição das luminárias, troca de lâmpadas mais eficientes e com consumo menor.
Procurar novos modelos de equipamentos, produzindo mais e gastando menos energia.
Não utilizar o período dos chamados horário de ponta, em geral entre 17h30 e 20h30. Esse é o intervalo em que a demanda por energia atinge seu nível máximo, onde o custo da energia é a mais alta também.
Utilizar a energia solar, pois com o aumento do número de empresas que fornecem equipamentos para gerar energia da luz do sol, o custo dessa tecnologia caiu significativamente.
Comentarios